segunda-feira, 18 de março de 2013

Fundação Betânia

Testemunhos da visita à Fundação Betânea, no âmbito do projeto educativo sobre os valores "Sementes de Valores":

Ajudei a medir a tensão à Dona Maria Calçado e aprendi que os velhinhos podem viver bem naquele espaço porque tratam-nos com muito cuidado. (Manuel, 2º ano)

Eu estive na cozinha a fazer uma sobremesa de bombons e morango. Gostei muito porque comi morangos e ensinaram-nos que não devemos abusar do chocolate. (Francisca, 2º ano)

 Nós estivemos a fazer uma cama para uma senhora que já tinha 93 anos, através de uma técnica do envelope. E também fizemos algumas partes de uma boneca de trapos. Aprendi que os cobertores da cama devem ficar esticados, sem rugas, para não fazer feridas. (Ana Sofia, 2º ano)

Estivemos com os idosos a jogar um jogo para derrubar os pinos com uma bola. Descobri que os velhinhos, como têm muitos anos, estão mais cansados e não conseguem fazer tantos exercícios como nós. (Ana Filipe, 2º ano)

Aprendemos que cada mão tem 27 ossos e cada pé 26. Os velhinhos precisam de ser tratados, pois têm mais idade e alguns problemas que nós. (André, 2º ano)

Vimos que não podemos ter muito nem pouco açúcar do sangue. Devemos comer poucas doçuras para não provocar essas doenças. (João Miguel, 2º ano)

Jogámos ao jogo da memória com um grupo de velhinhos. Eles formam muito engraçados e simpáticos connosco. (David, 2º ano)

Estivemos na biblioteca e contámos triângulos, círculos e quadrados. Descobrimos que as pessoas idosas também são inteligentes e podem fazer coisas como nós. (João Kol, 2º ano).

Escutámos uma história. Gostei muito da visita porque os velhinhos eram simpáticos e fizemos coisas divertidas com eles. (Diogo, 2º ano)

Fomos para uma sala onde fixámos a posição das cartas para fazer pares. Esta experiência foi muito interessante, umas vezes perdemos, outras ganhámos. Aprendi também que devemos dizer palavras cor de rosas, porque as palavras cinzentas são feias. (Hugo, 2º ano)

Na biblioteca fizemos vários exercícios, e eu ajudei os velhinhos, explicando-lhes como se fazia. Gostei muito deles, porque eram engraçados. Havia um senhor que fazia contas muito rápidas. (César, 2º ano)

Nunca tinha estado com tantos velhinhos. Gostei muito de jogar com eles. (Pedro Miguel, 2º ano)

Fizemos exercícios físicos com um grupo se senhores onde até havia uma senhora com 99 anos. Fazem exercícios mais simples, sempre sentados, mas são muito simpáticos. (Beatriz, 2º ano)


 Fizemos visitas aos quartos dos velhinhos, onde conhecemos uma senhora que não conseguia mexer um braço e as pernas, mas com a fisioterapia já está a recuperar. (Pedro Pinelo, 2º ano)

Reparei que os velhinhos tinham mais dificuldade que nós para alguns jogos, mas são muito inteligentes. (Luís, 2º ano)

Gostei imenso de fazer a sobremesa de morango com a ajuda das velhinhas. Foi pena elas não poderem comer como nós a sobremesa, por terem alguns problemas de saúde. (Maria João, 2º ano)

Preparámos peças para fazer bonecas de trapos, com roupa já velha ou estragada. Foi divertido fazer as bonecas com as velhinhas. (Inês, 2º ano)

Aprendi ao preparar a sobremesa, que os velhinhos têm que ter muito cuidado com a alimentação. Também relembrei que antes de preparar os alimentos e comer devemos lavar as mãos. (Carolina, 2º ano)

Nós fizemos trancinhas com lã e recortamos pecinhas de roupa para encher as cabeças das bonecas. Estávamos todas em grupo com um grupo de velhinhas que nos falaram das suas netas. (Mariana, 2º ano)

Fiz uma trança de lâ cinzenta com a ajuda de uma velhinha. São muito queridos e simpáticos. (Sara, 2º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário