terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sementes de Valor - APADI

No dia 4 de dezembro fizemos uma experiência única, num abraço carinhosos visitámos a APADI e sentimos bem de perto a coragem de quem diariamente ultrapassa dificuldades com muita coragem.




O nosso abraço
                Um dia de inverno tornou-se quente ao conhecermos pessoas que apesar das suas limitações, conseguem ultrapassar dificuldades e sorrir. No dia 4 fomos abraçar a APADI.
                Nessa manhã, dividimo-nos em grupos, fizemos atividades com os deficientes que vivem nessa instituição. Andámos de cadeira de rodas, de olhos vendados fizemos percursos com obstáculos, visitámos a sala de relaxamento com muita cor, música calma e uma cama de água fria, apertámos atacadores, provámos e cheirámos várias coisas, arrumámos material escolar e talheres, pusemos água e açúcar num copo, descobrimos objetos e vestimos camisas, tudo isto de olhos vendados. Tudo isto foi possível com ajuda dos utentes e dos técnicos da APADI.
                Sentimo-nos também “diferentes”, ou seja, sem ver por momentos, pudemos valorizar o esforço que aqueles amigos fazem diariamente para ultrapassar as dificuldades.
                Abraçámos de forma diferente aqueles que precisam de ser amados e respeitados. Com esta experiência também nós crescemos nos valores e aprendemos a oferecer sempre um sorriso diferente.
                Para todos eles, o nosso abraço!

(Turma do 2º ano)






Um dia diferente
Dia 4 de dezembro senti-me diferente porque fui à APADI. Lá descobri o que era a deficiência, ser diferente dos outros. Foi uma grande caminhada, mas valeu a pena. Quando lá chegámos fomos muito bem recebidos. As pessoas eram diferentes mas nem nos importámos porque no fundo eramos todos iguais. Numa grande animação dividimo-nos em dois grupos para fazer várias atividades. Havia salas onde nós participávamos nas atividades. Na sala de snozeland ou de relaxamento deitámo-nos num colchão de água, tocámos numa barra de vibrações e estivemos em cima de uma enorme bola amarela. No ginásio vendaram-nos os olhos com uma fita branca, apoiámo-nos num pau e fizemos um percurso de obstáculos às escuras. Houve várias atividades em que desenvolvemos os sentidos. Foi uma experiência fora do normal mas muito divertida. Eu adorei estar na APADI!

Maria e Matilde, 4º ano





Um dia diferente
Nós fomos à APADI e divertimo-nos imenso. Adorámos as atividades que fizemos. O que mais gostámos foi a sala de snozeland. Tapámos os olhos com uma venda e cheirámos alimentos, depois tínhamos de descobrir o que eram, com o tato adivinhámos o que eram alguns objetos; andámos de cadeiras de rodas, foi um pouco difícil mas divertido. Fizemos um percurso com uma bengala na mão e de olhos vendados. Foi complicado! No final comemos um bolo delicioso e bebemos sumo. Também cantámos uma canção muito bonita e tirámos uma fotografia. Foi deveras divertido e aprendemos que somos todos iguais.

Marta Carolina e Juliana, 4º ano






Um dia diferente
No dia que fomos à APADI experimentámos como é difícil ser-se diferente…cego, surdo, pessoas que andam de cadeira de rodas… Começámos por cheirar e comer algumas coisa e aí pudemos constatar o quão complicado é não poder ver, por exemplo. Fizemos muitas atividades, mas a mais divertida foi a de andar e relaxar num colchão de água. Quando chegámos à escola falámos entre todos sobre a viagem e a aprendizagem espetacular daquele dia. Aquele dia tinha sido mesmo fixe!

 Luís Manuel e João Carlos, 4º ano





Um dia diferente
Quando fomos à APADI sentimos uma grande emoção porque íamos conhecer pessoas que eram diferentes de nós mas que poderiam ser grandes amigos. Descobrimos muito sobre as pessoas cegas, porque estivemos com os olhos tapados e pelo sentido do tato tínhamos de adivinhar os objetos, depois pelo cheiro adivinhar a comida e algumas bebidas. Andámos de cadeira de rodas, com vendas postas nos olhos tivemos de nos calçar, de pôr a mesa, colocar água num copo e arrumar uma mochila e um porta lápis. Depois fomos para o andar de baixo onde estivemos numa sala muito interessante e relaxante e por fim levaram-nos a um ginásio de olhos tapados e com uma bengala percorremos um percurso.  Para terminar da melhor maneira esta nossa aventura os responsáveis da instituição ofereceram-nos um delicioso bolo e sumo.

Gonçalo e Francisca, 4º ano






Sem comentários:

Enviar um comentário